Palavra do medico – Dr Silvio Silveira

Esse mês a palavra do doutor trás a matéria o coração, com o medico cardiologista Silvio Silveira, formado na faculdade de são Paulo, o especialista na área cardiológica nos explica e nos orienta de cuidados importantes para uma vida melhor.

O coração é uma bomba que tem a grande responsabilidade de fazer o sangue circular por todo o organismo, de levar oxigênio e nutrientes para as células e sangue carregado de gás carbônico para os pulmões a fim de oxigená-lo.

Qualquer desajuste nessa bomba que deve funcionar com grande precisão pode provocar problemas sérios e, muitas vezes, morte súbita, especialmente em homens e mulheres acima dos 40 anos.

Entretanto, às vezes, um pequeno deslize no uso diário desse órgão, uma sobrecarga que a repetição de determinados erros cometidos dia após dia acabam provocando problemas sérios que poderiam ser evitados com um pouco de atenção e cuidado.

Tratado adequadamente, o coração funciona melhor, com mais eficiência e dura muito.

Coração x HÁBITOS SAUDÁVEIS

Como a pessoa deve portar-se no dia a dia para manter o coração funcionando bem?

Basta que a pessoa ande 30min ou 40min por dia. Esse tempo pode ser distribuído em períodos mais curtos, mas o ritmo deve possibilitar percorrer 1km em 10 minutos.

Tem gente que corre ou anda uma hora.

Pessoas com mais idade devem evitar esportes violentos que exijam bom condicionamento e preparo físico.

O segundo ponto é controlar o peso. As pessoas engordam, porque consomem menos e ingerem mais calorias.

O terceiro é não fumar e eliminar a ingestão excessiva de doces e refrigerantes, alimentos que não trazem benefícios para o organismo.

ÁLCOOL E CORAÇÃO

o que o álcool pode trazer para o coração

A bebida alcoólica moderadamente ,principalmente se a bebida for vinho tinto demonstra indiretos benefícios. Por exemplo a respeito desse assunto, realizou-se um trabalho com coelhos alimentados com dieta hipercolesterolêmica. Dividiu-os em dois grupos e somente a um deles deu vinho tinto. Depois, observou o que aconteceu na aorta desses animais. Os que não tomaram vinho tinham índice de aterosclerose muito maior do que os que aqueles que tinham ingerido essa bebida.

O que é beber moderadamente?

Beber moderadamente é tomar um copo de vinho no almoço e outro no jantar, ou uma ou duas doses de uísque.

Varias doses de uísque ou muito vinho, podem gerar cirrose, pressão alta e uma série de outros distúrbios que complicarão a qualidade e a extensão de sua vida.

PRESSÃO ARTERIAL E ESTRESSE

O que falar da pressão e o estresse para o coração:

Todos precisamos aprender a reagir aos contratempos de forma equilibrada.
O importante é procurar fazer bem feito tudo o que se faz sem a preocupação excessiva. O não controle de suas tarefas ocasiona excesso de pressão em seu sistema cardiológico que aliado ao estresse pode lhe causar problemas como infarto e outros contra-tempos.

– Quando uma pessoa que nunca sentiu nada deve começar a fazer esse tipo de avaliação?

Depois dos 40 anos, especialmente se tiver histórico familiar de doenças cardíacas, estiver com excesso de peso ou apresentar outros fatores de risco.

Que exames ajudam no diagnóstico de alterações cardíacas?

O eco cardiograma, que possibilita avaliar o funcionamento das válvulas, do músculo e a presença de comunicações intracavitárias.

O teste de esforço permite identificar situações que o eco cardiograma não registra a não ser que se faça um eco de esforço.

o exame de sangue para saber se o indivíduo tem hipercolesterolemia e o exame clínico para descobrir se ele é hipertenso ou tem um sopro cardíaco.

Onde podemos realizar os exames?

Em qualquer clinica que lhe forneça um profissional medico para avaliar os resultados de maneira segura e com qualidade.

ATENÇÃO: A CINICA BIOCHECKUP POSSUI TODOS OS EXAMES DA PARTE CARDIOLOGICA PARA VOCE! AGENDE AGORA MESMO SUAS CONSULTAS E EXAMES ATRAVÉS DO NUMERO 3203-0400 ou VISITA O SITE www.biocheckup.com.br.

Um Comentário

Deixe uma resposta