Como cuidar do coração?
Evitar problemas do coração também envolve cuidar bem da saúde emocional.
Como prevenir doenças do coração
Os especialistas explicam que a melhor forma de prevenir infarto é ir ao cardiologista regularmente e seguir suas orientações. Em geral, de acordo com o Ministério da Saúde, são elas:
- Abandonar o sedentarismo, o tabagismo e iniciar a prática regular de atividade física, conforme orientação médica;
- Procurar manter uma alimentação saudável, sem gorduras ou frituras, dando preferência às carnes brancas e alimentos in natura;
- Inserir vegetais, folhas e legumes no almoço e no jantar;
- Evitar o consumo excessivo de açúcar, massas, pães e alimentos industrializados;
- Restringir a ingestão de bebidas alcoólicas.
Dessa forma, é possível combater problemas que, de alguma forma, afetam o coração. Disfunções de colesterol, obesidade e hipertensão são exemplos. Mas os cuidados com a saúde cardíaca vão além disso.
Os 10 mandamentos do coração saudável
De acordo com o Ministério da Saúde, esses são os passos para cuidar bem da sua saúde cardíaca:
- Evite fumar;
- Diga não à obesidade;
- Faça exercícios regularmente;
- Controle a pressão arterial;
- Escolha bem os alimentos;
- Controle o colesterol;
- Reduza o estresse do dia a dia;
- Saiba se é diabético;
- Não descuide do lazer;
- Consulte seu médico periodicamente!
Quando ir ao medico urologista?
Quando procurar o urologista?
É comum associar o urologista ao médico que trata apenas da saúde reprodutiva masculina — assim como o ginecologista trata das mulheres. No entanto, o urologista é especialista em todos os órgãos do trato urinário — o que inclui rins, bexiga, ureteres, uretra, próstata e genitália masculina. Para os homens, a recomendação é que seja feita ao menos uma visita por ano ao urologista — a exemplo das consultas femininas de rotina ao ginecologista — independentemente da faixa etária, para prevenir doenças urológicas. Entre os 15 e os 35 anos, as maiores preocupações com a saúde dos homens devem ser as doenças sexualmente transmissíveis e o câncer de testículos. A partir dos 40 anos, a atenção especial é para a prevenção contra o câncer de próstata.
Quando as mulheres devem se consultar com um urologista?
As mulheres devem procurar o urologista sempre que apresentarem problemas urológicos, tais como, incontinência urinária e infecção urinária, especialmente as de repetição — quando um acompanhamento urológico pode ser necessário para avaliar os riscos de câncer de bexiga, por exemplo. É comum que as mulheres consultem um ginecologista quando apresentam sintomas dessas doenças, mas o urologista é o especialista mais indicado para tratar dessas condições.